Segurança alimentar homenageia servidoras em encontro

 

Um encontro de mulheres, feito por mulheres e para as mulheres. Foi essa a definição que as servidoras da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional ouviram do mestre de cerimônia, um dos únicos homens presentes na abertura do evento que aconteceu nesta tarde no auditório do Mercado Municipal. O 1º “Encontro das Mulheres SMSAN”, é uma homenagem da secretaria, pelo Dia Internacional da Mulher e para reconhecer o valor que elas têm dentro da estrutura pública.

“É uma grande satisfação poder proporcionar este encontro, e possibilitar que nossas servidoras tenham um dia só delas que são essenciais aqui na SMSAN. É um incentivo para que nossas mulheres reconheçam o empoderamento que elas já tem”, disse o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi.

Uma das oficinas realizadas foi de defesa pessoal. A atleta e professora Karen Regina Silveira Simoni, faixa preta em taekwondo, integrante da federação mundial (WT) e sócia proprietária da academia F3 Trainning, ensinou como as servidoras podem se livrar de situações em que se sintam ameaçadas por um homem.

“O índice de violência contra a mulher vem aumentando. Então é preciso que elas estejam preparadas, assim como estão prontas para exercer um cargo importante, que estejam preparadas para enfrentar situações de violência que podem ser no estacionamento do supermercado ou dentro do ônibus. Isso é um fator determinante”, disse a atleta.

Para a servidora Cristiane do Rocio Skora da Silva, do setor de qualidade e alimento seguro da SMSAN, foi importante conhecer essas técnicas de defesa pessoal. “Vou procurar saber mais porque hoje em dia está muito perigoso andar na rua, principalmente para nós mulheres”, disse.

O evento ainda contou com uma palestra da diretora de Promoção e Economia Alimentar, Ivone Aparecida de Melo, que contou sua história e experiência de vida, e como conquistou lugar de destaque na carreira pública, oficina de maquiagem com representantes da Mary Kay, massagem, dicas nutricionais e finalizou com café.