Rua Visconde de Abaeté passa por obras de pavimentação

 

A Rua Visconde de Abaeté, no Bairro Alto, está ganhando asfalto novo. Os serviços, que começaram no último dia 30 de julho e devem durar cerca de dez dias, alcançam os 480 metros do trecho compreendido entre as ruas Coronel Domingos Soares e José de Oliveira Franco. 

A via se somará a outras 14 ruas do Bairro Alto que já receberam obras de pavimentação. No total, as melhorias resultaram em 5.740 metros de pavimento requalificado que oferece mais segurança e conforto a motoristas e pedestres, além de valorizar a região.

O andamento do trabalho de fresa e recape foi inspecionado nesta sexta-feira (31/7) pelo prefeito Rafael Greca e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

“A rua está sendo requalificada com asfalto novo porque aqui passam cinco linhas de ônibus. Ficará muito boa a via de ligação entre o Tarumã e o Bairro Alto”, disse Greca.

A Rua Visconde de Abaeté serve de caminho para quem circula entre o Tarumã e o Bairro Alto e também está no itinerário de cinco linhas do sistema de transporte coletivo de Curitiba: 030 Interbairros III, 307 Bairro Alto/Santa Felicidade, 340 Detran/Bairro Alto, 372 Tarumã e 389 Madrugueiro Tarumã/Augusta. 

Há três anos trabalhando no restaurante que fica na esquina das ruas Visconde de Abaeté e Pedro Eloy de Souza, Pablo Fabrício Hornung Oliveira acredita que a pavimentação gera benefícios.

“A rua estava precisando dessa obra. Estava feio. E, depois de pronto, fica bom para todo mundo, tanto para quem mora quanto para tem seu empreendimento na região”, apontou Oliveira.  

De acordo com o secretário, o processo de fresa e recape restaura a camada danificada e recupera a estrutura do pavimento.

“Na fresagem é feito o corte de camadas do piso, a remoção da parte envelhecida e, na sequência, são aplicadas novas camadas de asfalto”, explicou Rodrigues.

Mais obras

Com outros 11 bairros (Abranches, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui), o Bairro Alto faz parte da Administração Regional Boa Vista. Esses bairros contam com 114 ruas com pavimento revitalizado, totalizando 44.384 metros de asfalto novo.

As obras de pavimentação fazem parte do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, que começou em 2017 e até hoje levou asfalto novo para 674 ruas e seus mais de 413 quilômetros.