Obras de pavimentação melhoram ruas no Cajuru

 

Mais duas ruas do bairro Cajuru terão asfalto novo nos próximos dias. As obras estão em andamento, desde quinta-feira (30/1), na Rua Nhundiaquara e serão iniciadas neste sábado (1º/2) na Rua Esper Jorge Chueiri. A requalificação do piso destas duas vias alcançará 795 metros.

Nesta sexta-feira (31/1), o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, vistoriaram os serviços de pavimentação na Rua Nhundiaquara.

“É com grande alegria que a Rua Nhundiaquara vai ganhar asfalto novo, porque assim quer o nosso povo”, disse o prefeito.

Greca pediu em troca aos curitibanos que não joguem lixo nas vias. “Não quero que aconteça como aconteceu em Belo Horizonte (MG), uma inundação horrorosa. São milhões de quilos de lixo. Vocês viram que rio ficou entupido e a onda de cheia que veio?”, comentou com os moradores, sobre as enchentes dos últimos dias na capital mineira. 

As obras na Rua Nhundiaquara vão contemplar um trecho de 645 metros entre as ruas Engenheiro Benedito Mário da Silva e Amílton de Oliveira e eram bastante esperadas pelos moradores. 

A dona de casa Janete Terezinha Custodio, 75 anos, conta que tem sua casa na região há 52 anos e é a primeira vez que acompanha uma revitalização tão completa na rua.

“Fiquei muito feliz quando vi as máquinas chegando. Até falei que tinha de tirar uma foto para registrar, porque vai demorar para precisar de novo de uma obra como essa”, disse Janete.

Qualidade e longevidade

Ela contou, ao lado da nora Juliana, 35 anos, e do neto, Handrigo, 8, que a rua estava bastante esburacada, atrapalhando o fluxo de veículos e causando acidentes entre os pedestres. “Já não tinha mais o que remendar. Esses dias, uma senhora tropeçou e caiu. Vai ficar muito bom”, disse. 

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destacou que o Cajuru tem recebido intervenções constantes da Prefeitura para melhorar a malha viária do bairro. Entre 2017 e 2019, 57 vias ganharam asfalto novo no bairro. 

“No caso da Rua Nhundiaquara, era uma via bastante deteriorada e as constantes operações tapa-buraco não davam mais conta. Optamos por fazer a recuperação dela por completo, o que vai dar qualidade e longevidade ao pavimento”, explicou Rodrigues.

Já a Rua Esper Jorge Chueiri ganhará novo asfalto a partir do cruzamento com a Ruas Amílton de Oliveira até a esquina com a Rua Sebastião Marcos Luiz. O trecho tem 150 metros de extensão.

Reciclagem a frio

Nas obras das duas ruas do Cajuru será utilizado o processo de reciclagem a frio. O serviço revitaliza a camada asfáltica danificada e promove o reforço estrutural ao pavimento.

Durante a execução do serviço, o antigo pavimento é retirado e triturado. Ao material é incorporado água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

Também acompanharam a vistoria o vereador Serginho do Posto e a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos.