No mês do aniversário da cidade, Traços Curitibanos chega às Ruas da Cidadania

 

Exibida no Centro Cultural Solar do Barão até meados do ano passado, a terceira edição da mostra Traços Curitibanos pode ser vista, a partir de agora, nas Ruas da Cidadania das Administrações Regionais. Exposições modulares itinerantes estão entrando em cartaz, nesta semana, no Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Cajuru e Portão. A visitação é aberta ao público de todas as idades. 

Durante dois meses, os apreciadores de ilustrações, quadrinhos, caricaturas e animações poderão ver parte dos trabalhos criados por cerca de 100 artistas e estúdios e que integram a mostra.

Cada Regional está recebendo um módulo diferente da exposição, que ocupou nove salas do Solar. 

A partir de maio, as exposições serão trocadas entre as Regionais e incluídas as outras cinco que ainda não receberam os trabalhos  – CIC, Bairro Novo, Matriz, Santa Felicidade e Pinheirinho. Até o fim do ano, todas terão recebido a exposição completa, da forma como foi exibida em 2019.

Atrações variadas

Para os mais velhos matarem a saudade e os mais jovens conhecerem as famosas Balas Zequinha, a exposição traz  originais em litogravura de 150 figurinhas produzidas no começo da década de 40 por Paulo Carlos Rohrbach.

Na época, ele tinha 16 anos. Elas foram criadas e reproduzidas na Impressora Paranaense durante dois meses, a fim de acompanhar as embalagens das balas que se tornaram marca registrada de Curitiba.  Inspirados no palhaço Piolin, os desenhos eram contextualizados em cenas vistas pelo artista em circos de Curitiba. 

O público também poderá ver a coletânea de ilustrações curiosas Curitiba Por Traços Curitibanos, pinçadas por Antônio Éder de fontes diversas. Entre elas estão revistas do começo do século passado, jornais antigos, trabalhos feitos para agências de publicidade, HQs em que a cidade foi ambientada e desenhos inéditos colhidos nos acervos dos ilustradores. É a Curitiba vista pelos olhos de diversos artistas em diferentes épocas.

Serviço

Traços Curitibanos 3 nas Regionais

Mostra itinerante de ilustrações, quadrinhos, caricaturas e animações

Boa Vista (2/3 a 4/5) – Quadrinhos e Animação 

Boqueirão (3/3 a 5/5) – Balas Zequinha 

Cajuru (4/3 a 6/5) – Ilustrações

Portão (5/3 a 7/5) – Curitiba por Traços Curitibanos

Tatuquara (6/3 a 8/5) – Caricaturas

** No horário de funcionamento dos serviços das Ruas da Cidadania