Famílias do Boqueirão e Cajuru recebem kits com alimentos

As famílias de 30,8 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino nas regionais Boqueirão e Cajuru retiraram os kits de alimentação fornecidos pela Prefeitura nesta sexta-feira (19/6). Os kits buscam compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas presenciais em decorrência da covid-19.

Na Regional Cajuru, a ação ocorreu em 21 escolas e 26 CMEIs, com a expectativa de fornecer 17 mil kits de alimentação. Na Regional Boqueirão, a expectativa foi fornecer até 13,8 mil kits, nos 24 CMEIs e 21 escolas. 

Prateleiras cheias

A manicure Tainara Pereira de Souza, 25 anos, retirou o kit fornecido para o filho Lucas Wilson, 4 anos, matriculado no Pré I do CMEI Boqueirão. Ela conta que o fornecimento dos alimentos pela Prefeitura ajuda a manter as prateleiras cheias neste período em que ela parou de trabalhar para se dedicar à maternidade em tempo integral. Além de Lucas, ela é mãe de Gabriel, 2 anos e Sofia, 1 ano. 

“Estou sem trabalhar e esses alimentos vão ajudar bastante. Fiquei surpresa ao ver a variedade de produtos que estou levando para casa”, disse Taynara.

O CMEI Boqueirão atende 150 crianças e a equipe criou uma agenda de horários por turmas para a retirada dos kits, para evitar aglomerações.

Na Vila Pantanal (Alto Boqueirão), a Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz também organizou uma escala entrega dos kits para as famílias dos 292 estudantes. 

A separadora de material reciclável Solange Ferreira, 36 anos, disse que os alimentos dos kits dos filhos Ismael, 8 anos, estudante do 3º ano, e Suzana, 6 anos, que está no 1º ano, estão sendo fundamentais para compor as refeições da família durante a pandemia. 

“Essa ajuda da escola e da Prefeitura é uma maravilha. Não só eu, mas muita gente no bairro está se virando como pode e estamos tendo o privilégio de ter refeições completas com esse apoio”, diz. 

Ela parou de trabalhar para cumprir as orientações sanitárias de ficar em casa durante a pandemia da covid-19 e cuidar dos pequenos. Além de Suzana e Ismael, Solange tem mais dois filhos. 

Por toda cidade

A Prefeitura forneceu kits de alimentação nas dez regionais da cidade ao longo desta semana. O fornecimento começou no último dia 15 para os cerca de 145 mil matrículas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada família retirou o kit na unidade onde a criança ou estudante está matriculado, respeitando a obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento social adequado. 

Além dos kits, as famílias receberam o material pedagógico complementar e entregaram as atividades já realizadas pelas crianças e estudantes.

O fornecimento de kits de alimentação será feito pela Prefeitura enquanto não houver aulas devido à pandemia. O Decreto Municipal 779, publicado em 15/9, ampliou o período de suspensão das aulas na rede municipal de Curitiba até o dia 2 de agosto.

Fonte: Prefeitura de Curitiba