Corredor do transporte coletivo será iluminado por LED

Dividida pela canaleta do sistema de transporte coletivo, a Rua Engenheiro Costa Barros passou nesta quarta-feira (17/6) a receber serviços de modernização do seu sistema de iluminação pública. A via contará com 73 luminárias de LED de 200 watts de potência, que substituirão os equipamentos de vapor de sódio de alta pressão. 

A rua é endereço do Terminal Vila Oficinas e por ela trafegam linhas como a 302 Centenário/Rui Barbosa, a 303 Centenário/Campo Comprido e a 322 Camargo. Para moradores e passageiros dos ônibus, a nova iluminação trará maior sensação de segurança e mais comodidade para realização de atividades noturnas. 

O trabalho está sob a coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e o secretário Rodrigo Rodrigues esclarece que a tecnologia do LED fornece outros benefícios. 

“Além de auxiliar no fator segurança, as novas luminárias geram uma redução de mais de 50% no consumo de energia, têm durabilidade de 50 mil horas ou seis anos, não contém mercúrio, não emitem calor e nem raios ultravioleta. Sem dúvida, é um grande avanço para toda a região”, apontou Rodrigues.

O secretário de Obras também lembrou que, no último mês de maio, a Rua Engenheiro Costa Barros e seu prolongamento, a Rua Filipinas, receberam obras de pavimentação. As intervenções de fresa e recape alcançaram os 4.047,90 metros dos dois sentidos da Costa Barros, entre as ruas Sebastião Marcos Luiz e Raymundo Nina Rodrigues, e mais os 762,70 metros da Filipinas, entre a Sebastião Marcos Luiz e a Engenheiro Benedito Mario da Silva.

Mais luz ao Cajuru

Para o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, as melhorias na Rua Engenheiro Costa Barros é um importante complemento aos benefícios levados no ano passado ao bairro.

“As vias públicas do Cajuru receberam em 2019 a substituição de 4.466 pontos de iluminação por LED, que trouxe ao bairro um sistema mais eficiente, pois ilumina mais e melhor e consume menos energia”, disse Malheiros. 

O trabalho de modernização dos sistemas de iluminação pública de Curitiba começou em 2019, quando foram substituídos 16 mil pontos por LED. Neste 2020, a previsão é que a trocar seja feita em mais 44 mil pontos. 

A cidade tem aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública. O serviço de substituição das luminárias de vapor de sódio de alta pressão por luminárias de LED vai atingir de 37,5% desses pontos até o fim deste ano.

De acordo com o secretário, a modernização do sistema está sendo acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação pública da cidade.

“O mapeamento dos pontos vai ajudar no monitoramento do sistema e facilitará a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio do 156”, explicou Rodrigues.
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba