Candidatos aprovados em concurso público participam da primeira convocação de 2021

 

Seguem até esta quarta-feira (13/1) as reuniões para que os candidatos aprovados em concurso público que foram convocados no início do ano possam apresentar os documentos obrigatórios exigidos em edital, de acordo com o cargo. Estas convocações foram as primeiras de 2021.

As reuniões começaram na segunda-feira (11/1) e em uma das reuniões desta terça-feira (12/1), a Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal contou com a intérprete de libras, Sandra Mara Mathias, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para receber uma das candidatas.

Daniela Cristina Silva Lima Ramos Guidugli, de 34 anos, é deficiente auditiva e acompanhou toda a reunião com o auxílio de Sandra, servidora há 15 anos que há seis anos trabalha como intérprete da Língua Brasileira de Sinais na Prefeitura de Curitiba.

Expectativas

Daniela mora em Curitiba há 13 anos e este foi o primeiro concurso que fez para trabalhar na Prefeitura de Curitiba. “Quero trabalhar onde eu possa contribuir para a comunidade surda e trazer a minha experiência pessoal para a Prefeitura. Também tenho conhecimento em Segurança da Informação, área onde trabalho atualmente”, contou a jovem que atualmente estuda Pedagogia Bilingue. Ela também integra a seleção brasileira de vôlei de surdos.

O concurseiro Rafael Salesbrão, de 29 anos, também foi aprovado no mesmo concurso público e está ansioso com a possibilidade de trabalhar na Prefeitura de Curitiba. “Sinto que eu gosto de trabalhar no setor público”, disse o jovem profissional que, como cidadão curitibano, considera que a cidade oferece bons serviços públicos. “Muitas vezes vejo que o que tem aqui não tem noutras cidades que já conheci”, observou.

Daniela, Rafael e todos os outros 16 candidatos ao cargo de agente administrativo que compareceram à reunião desta terça-feira (12/1) puderam agendar seus exames admissionais.

Durante a reunião, o servidor Claudio Augusto Finotello alertou aos candidatos que o exame é uma etapa bastante importante e recomendou que os participantes cheguem com antecedência e levem os exames solicitados. “Se não comparecerem, chegarem atrasado ou sem os exames, vocês poderão ser eliminados”, explicou.

Cuidados

A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. Devido à pandemia pelo novo coronavírus, foi respeitada a distância entre as carteiras, os candidatos e os servidores que os atenderam se mantiveram com máscara facial durante toda a reunião e todos tinham acesso ao álcool em gel.  

A reunião foi aberta pela coordenadora da Unidade de Concurso Público do Departamento Desenvolvimento de Política de Pessoal, Silvana de Oliveira Vieira da Cruz, que deu boas-vindas aos participantes.

Além das explicações sobre o preenchimento de cada documento, a equipe do Departamento da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal esclareceu as dúvidas dos candidatos que, após comprovarem aptidão no exame admissional, poderão ser convocados para a nomeação como servidores estatutários. A expectativa é que estas convocações sejam feitas a partir de fevereiro.

O grupo também foi orientado sobre o fato de que estão sendo convocados mais candidatos do que as vagas, diante da possibilidade de desistência ou eliminação de algum candidato pelo não atendimento aos editais.

Nesta semana, foram convocados 129 aprovados para os cargos de agente administrativo, engenheiro civil, arquiteto, auditor fiscal de tributos municipais e procurador. Todos os convocados substituirão servidores que se aposentaram.

A recomendação aos candidatos aprovados no concurso é para que acompanhem as publicações no site da Prefeitura de Curitiba. Basta escolher o cargo para o qual se candidataram, para verificar os editais mais recentes.