Campeã mundial de basquete desafia crianças e adolescentes a se exercitarem

 

A campeã mundial de basquete com a Seleção Brasileira Dalila Bulcão Mello desafiou as crianças e adolescentes do programa Escola + Esporte = 10 (EE10), na tarde desta quinta-feira (23/7), dentro do Desafio Esporte em Casa. O vídeo foi publicado no Facebook da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

A ex-atleta Dalila Bulcão ganhou a medalha de ouro com a Seleção Brasileira de Basquete no Campeonato Mundial de 1994, disputado na Austrália. A conquista foi histórica para o basquete brasileiro e superou a hegemonia de títulos mundiais do Estados Unidos e da antiga União Soviética. 

No vídeo, Dalila explicou que começou a jogar basquete na quadra pública da Praça Oswaldo Cruz da Prefeitura. Ela jogou todas as categorias de base do Paraná, jogou profissionalmente em São Paulo, e na Liga Universitária dos Estados Unidos. Em 1994 foi campeã mundial com a Seleção Brasileira.

Dalila apresentou três desafios com exercícios de basquete. O primeiro era fazer o “oito”, passar a bola de frente para trás por meio das pernas abertas. O segundo exercício era flexionar as pernas e bater a bola de basquete cada vez com uma mão diferente.

O último desafio era passar a bola em volta da perna direita com o braço direito, e depois o mesmo movimento com a perna esquerda. 

“Quero que vocês façam três exercícios diferentes de basquete. Façam a sequência de 10 repetições cada um. Vamos fazer uma grande rede para a gente se divertir, uma brincadeira em casa”, disse Dalila.

Movimento em Casa

Além das atividades do Desafio Esporte em Casa, todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, às 9h30, são publicados vídeos na página do Facebook da Smelj ensinando exercícios e atividades físicas para serem feitas em casa. 

Todo o material on-line também fica disponível no canal do YouTube “Curitiba mais Ativa”, da Smelj. 

Desafio em casa

A série Desafio Esporte em Casa começou no dia 28 de maio e já teve exercícios de voleibol, triathlon, atletismo, lutas, futebol, ginástica artística e judô. As atividades são destinadas às crianças e adolescentes que participam do programa de contraturno escolar Escola + Esporte = 10 (EE10), mas todos que estão em casa podem fazer.

A atividade on-line também une atividades pedagógicas. Todas as terças-feiras, às 14h, são publicadas na página do Facebook da Smelj exercícios pedagógicos para crianças e adolescentes fazerem em casa, como caça-palavras, palavras cruzadas, formar palavras e curiosidades sobre a modalidade esportiva discutida durante a semana.