Bairros da Regional Santa Felicidade estão mais iluminados e seguros

Os doze bairros que integram a regional Santa Felicidade estão mais iluminados e seguros para os moradores. Desde o ano passado, mais de 5 mil pontos foram substituídos por LED, tecnologia que reduz o consumo de energia, tem maior durabilidade e agride menos o meio ambiente.

Com o trabalho de modernização das luminárias, coordenado pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, 33,8% do sistema da regional, que é composto por 15.035 pontos, já passou pela inovação. Foram duas etapas, a primeira, em 2019 e a segunda iniciada em junho. E trabalho avança, com uma terceira etapa já prevista para acontecer em 2021.  

Já foram realizados ou estão em andamento os trabalhos para a substituição de 5.082 pontos por LED nos bairros Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.

Eficiência energética

“A mudança do padrão de iluminação se traduz em maior eficiência energética”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. 

Entre as ruas que ficaram mais claras está a Gentil Antunes Branco, na área conhecida como Jardim Ipê, em Santa Felicidade, onde mora Regiana Ribeiro, que trabalha como diarista.

“As novas lâmpadas aumentaram a luminosidade e com isso a rua ficou mais segura. Me sento mais segura para voltar do trabalho para casa no fim do dia”, contou Regiana. Outras ruas do percurso da moradora também ficaram mais clara. “São muitas ruas na redondeza que agora são de LED. Isso melhorou bastante para nós”, reforça. 

O investimento na mudança do sistema de iluminação resulta em benefícios. As novas luminárias geram uma redução de mais de 50% no consumo de energia, têm durabilidade de 50 mil horas ou 6 anos, não contém mercúrio, não emitem calor e nem raios ultravioletas.

Segundo Simone Chagas Lima, administradora regional de Santa Felicidade, a modernização no sistema de iluminação complementa outros investimentos feitos nos bairros, como as melhorias de pavimentação, intervenções nas áreas de drenagem e zeladoria. 

“Ruas e avenidas mais iluminadas dão mais segurança para pedestres e motoristas. Os moradores e comerciantes estão comemorando está boa nova.  Iluminação de qualidade também é segurança ao cidadão”, diz Simone.

Em toda a cidade

Em 2019, o Departamento de Iluminação da Prefeitura substituiu 16 mil pontos por LED e neste 2020 vai trocar mais 44 mil pontos.

Curitiba possui aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública. O trabalho de substituição das luminárias de vapor de sódio de alta pressão por luminárias de LED vai atingir de 37,5% desses pontos até o fim deste ano. 

“É um grande avanço em termos de qualidade luminotécnica e o nosso sistema de iluminação ficará mais eficiente. Todos lucramos com equipamentos que consomem menos energia e tem uma maior vida útil”, destaca o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros.