Asfalto novo cobre 52 ruas da Regional Boqueirão

 

Desde o dia 24 de novembro, equipes da Prefeitura trabalham na Rua Salvador Ferrante, no Boqueirão, para a revitalização de 827 metros de asfalto. É a primeira vez em décadas que o trecho entre as ruas Carlos de Laet e Canal Belém recebe uma reforma completa, contam os moradores da vizinhança.

A Salvador Ferrante é a 52ª rua da Regional Boqueirão a receber as melhorias do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, implantado pelo prefeito Rafael Greca em 2017.

A fiscal de caixa Adriana Félix de Souza, 24 anos, mora desde que nasceu na Salvador Ferrante e conta que nunca tinha visto uma intervenção tão grande.

“Estava tudo muito esburacado e eu só tinha visto até agora manutenção para fechar os buracos. É ótimo a Prefeitura trazer o asfalto novo porque aqui, é uma rua de trânsito intenso”, fala Adriana. 

 

Mais de 500km

As 52 ruas que já receberam asfalto novo nos quatro bairros da Regional Boqueirão (Xaxim, Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão) somam 38.485 metros de pavimento requalificado. Os serviços são executados sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Tínhamos a meta estabelecida pelo prefeito Rafael Greca de alcançar 400 quilômetros de asfalto novo em quatro anos. A meta foi ultrapassada e, mesmo antes de acabar o ano, chegamos a mais de 500 quilômetros de ruas com o pavimento requalificado em toda Curitiba”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

 

Bairro a bairro

Durante a atual gestão, a secretaria realizou 882 ações de pavimentação em 767 ruas da cidade (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). Destas, 68 ações foram em vias da Regional Boqueirão.

No bairro Boqueirão, por exemplo, a Rua Hipólito da Costa recebeu asfalto novo em um total de 3.100 metros, em dois trechos de sua extensão. Também em dois trechos, a Rua Doutor Danilo Gomes foi revitalizada em 1.540 metros de extensão.

No Xaxim, a Rua Francisco Derosso foi requalificada em trecho de 2.172 metros de sua extensão. A via serve de ligação entre Portão, Capão Raso, Pinheirinho, Bairro Novo, Xaxim, Jardim Paranaense, e Sítio Cercado.

No Alto Boqueirão, a Rua Eduardo Pinto da Rocha recebeu 1.277 metros de asfalto novo. No Hauer, uma das vias contempladas foi a Rua Raggi Izar, revitalizada em 1.110 metros.

Das 52 ruas da regional contempladas, seis delas (1.047 metros) eram de saibro e receberam também sistema de drenagem, além da pavimentação. Foi o caso da Rua Otacyr Reynaldo Mion, no Xaxim.

Critérios

Para definir as ruas que terão seu asfalto recuperado, a Prefeitura prioriza as vias que servem de ligação entre bairros, são utilizadas pelo sistema de transporte coletivo e abrigam equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde.

Também são levadas em consideração as solicitações feitas pela população nas audiências públicas e no programa Fala Curitiba.