Alunos mantêm rotina dos exercícios físicos em casa

 

As telas dos computadores, celulares, tablets e smart tvs passaram a ser academias de ginástica e de transmissões de exercícios físicos durante este período de distanciamento social e combate à pandemia causada pela covid-19. Os professores e orientadores de Educação Física da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) alcançam milhares de pessoas todos os dias com aulas on-line e em conteúdos digitais produzidos diretamente para os alunos.

Os cerca de 29 mil alunos matriculados nas aulas sistemáticas e gratuitas da Smelj continuam se exercitando em casa. Em grupos de WhatsApp e nos perfis das redes sociais dos professores são divulgadas, todos os dias, aulas para crianças, adultos e idosos se movimentarem.

Raimunda Batista dos Santos, 76 anos, está matriculada nas aulas de Ginástica da Melhor Idade na Rua da Cidadania do Pinheirinho, com o professor Rodrigo Chaves. Graças à tecnologia ela continua se exercitando em casa para manter a imunidade alta. 

“Os vídeos com dicas do nosso professor têm ajudado bastante a gente manter os exercícios. Nós da melhor idade precisamos continuar se movimentando mesmo em casa”, disse Raimunda.

Durante esse período de distanciamento social e em que os 36 espaços esportivos da Prefeitura continuam fechados, os professores e orientadores da Smelj estão produzindo os conteúdos digitais e enviando aos alunos nos horários em que as aulas eram normalmente feitas. 

A Smelj conta atualmente com 253 profissionais de Educação Física, sendo 163 professores e 90 orientadores. Todos estão produzindo materiais com dicas e orientações para os seus alunos. 

Para Andréa Sequinel Pachud, 35 anos, os vídeos ajudam a manter a animação em casa. “A gente fica muito motivada com as orientações e dicas que recebemos da professora. Estou adorando os exercícios e tem ajudado bastante o corpo e a mente”, disse. 

Andréa faz aulas de Ritmos e Ginástica no Clube da Gente Bairro Novo com a professora Danielle Pereira. 

Aulas para toda a população

Além dos vídeos direcionados para os alunos matriculados, a Smelj também tem uma série publicada na página do Facebook da secretaria com aulas on-line para toda a população que quer se exercitar em casa.

Os vídeos são publicados de segunda a sexta-feira, sempre às 9h30. Nesta quarta-feira (6/5) será publicada a 31ª aula on-line. O vídeo será com movimentos de muay thai com a professora Daniella Passos. 

Até agora as aulas no Facebook da Smelj já foram vistas por 205,1 mil pessoas. Destas, 111,9 mil acompanharam ao vivo pelas redes sociais e outras 93,2 mil depois que os vídeos ficaram disponíveis.

Eliane Aparecida Henrique da Silva, 46 anos, mora no bairro Santa Cândida e sempre assiste às aulas on-line. “Sempre fiz aula de pilates e adoro correr. Mas estou gostando muito das aulas diferentes na página da Smelj. Não perco uma. Se não dá tempo de acompanhar ao vivo, faço a aula que fica gravada depois”, disse.
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba